WordPress- Tudo que você precisa saber – parte 1

ajuda para wordpress

Ta pensando em criar um blog e quer saber mais sobre as plataformas disponíveis? Então acompanhe essa série de posts na qual pretendo tirar todas suas dúvidas sobre WordPress.

Talvez esse post fique um pouco longo, mas garanto que se você tiver realmente interesse em saber sobre esta plataforma incrível está no lugar certo.

ajuda para wordpress

ajuda para wordpress

Muitas pessoas que vêem a afinidade que tenho hoje com o wordpress, pensam que já nascemos assim: feitos um para o outro rs. Mas sabe, nossa história nem sempre foi assim. Igual a você, é VOCÊ mesmo que está aqui lendo esse post, eu não tinha uma relação nada boa com o wordpress. Acontece que ele é aquele tipo de “pessoa” que a primeira vista não quer papo com ninguém, parece ser meio complicado mas se você se esforçar em compreender como ele é “no íntimo” rsrs (e não é tarefa difícil) vai ver como ele é camarada! 😉

Tudo começou…
Em 2009, eu acho. Os primeiros blogs que vi migrar para essa plataforma foram o da Evelyn Regly, que na época era “www.evelyns-place.com” (desativado) no qual inclusive aprendia muita coisa legal sobre fazer layoults etc por lá. E o Cute-things, na época tinha até uma amizade virtual com a Bruna dona do blog. Hoje, o Cute-thigs não está sendo mais atualizado, a Bruna cresceu e resolveu inovar seu blog mas deixou o antigo blog (cute-things) ativo como recordação de uma época boa (e era boa mesmo), lembro que eu conversava bastante com a Bruna sobre meu desejo de aprender a fazer blogs/sites no wordpress , ela até tentou me explicar, tem até um tutorial no blog dela de como criar um tema wordpress, mas eu achava tudo aquilo complicado demais (e olha que eu já estava familiarizada com o html, css). Várias vezes tentei, desisti, tentei…mas só vim criar meu primeiro blog em wordpress em 2011.

Hoje, fica até difícil distinguir alguns layoults/temas feito para plataforma wordpress dos que são feitos para Blogger. Mas naquela época a diferença era gritante, o que deixava mais top ainda ter um blog em plataforma wordpress.

Porém o wordpress não se destaca apenas por sua aparência externa, mas sim pelo seu interior. (Não, eu não estou falando do painel de postagens) Eu estou falando da versatilidade dele, é possível criar praticamente todo tipo de sites com essa plataforma desde simples blogs, lojas virtuais à grandes sites e portais na internet.
Ele também é melhor indexado no google em comparação ao blogger e algumas outras plataformas! E isso já é um grande passo, afinal mesmo que seu blog seja apenas um hobby, ninguém quer escrever para o vento não é verdade?

Também é irônico o Blogger ser do Google, e o WordPress ser melhor aceito pelo google do que o próprio blogger. Mas o motivo disso, eu explico no próximo post. Ok? 😉

O que eu quis mostrar nesse breve post introdutivo sobre o wordpress é que é plenamente possível aprender a criar blogs nessa plataforma (apesar de o objetivo da série não ser ensinar a criar temas wp) e administrá-lo. Basta querer! – Eu era super leiga, e hoje trabalho (freelancer) criando sites nessa plataforma.

Nos próximos artigos desta série, vou mostrar para vocês como o painel do wordpress é amigável, descomplicado (ao contrário do que muitas pessoas pensam). Falarei do que plugins maravilhosos serão capazes de fazer pelo seu blog e te dá muitas boas razões para migrar de vez para esta plataforma incrível.

Espero que gostem. Beijos e até logo!

julho 13, 2015
Previous Post Next Post

5 Comments

  • Reply Fernanda Caterina

    Muito legal sua postagem Manu tirou algumas das minhas duvidas sobre worpress ..ansiosa pela proxima postagem..bjs
    Fernanda Caterina

    julho 14, 2015 at 1:49 am
  • Reply Paloma Lanzoni

    Oi Manu… não vejo a hora de ter continuação da postagem… Você explica bem direitinho, e compartilha os seus conhecimentos, o que é ótimo!!!
    Eu acompanhava o Evelyn’s Place, principalmente por causa dos gifs… O Cute Things também tinha vários eu eu amava… #velhasdainternet!

    Beijinhos – Au Revoir!

    julho 14, 2015 at 9:46 am
  • Reply Josy

    Oi Manu olha muito bom o post rsrsrs era um desse que eu precisava antes de começar o meu blog… Adorei ganhou mais uma admiradora para o seu blog…

    Beijão

    julho 14, 2015 at 10:51 am
  • Reply mari mesquita

    Não conheço a Evelyn desse tempo, kkk. Mas, você está de parabéns. Primeiro por ser a espertinha da programação e depois por dividir com a gente!!! Um beijo minha flor. Ah que tal dicas do blogger???

    julho 14, 2015 at 6:40 pm
  • Reply Renata Soares

    Que legal linda adorei o post eu sou nova nisso tudo kkkkk, mas poco a poco vou aprendendo. Bjinhos

    julho 15, 2015 at 5:18 am
  • Leave a Reply

    Já leu esses artigos?