WordPress #parte 2 – qual é melhor Blogger ou WordPress? Qual escolher?

bloggerx wordpress
bloggerx wordpress

Imagem editada por mim. Não copiar!

Oie pessoal,
continuando a série de posts sobre o wordpress que decidi fazer aqui no blog, venho hoje com a segunda parte com o tema: Qual melhor plataforma para meu blog, Blogger ou wordpress? Qual devo escolher?

Quem me conhece e já teve a oportunidade de falar comigo sobre blogs sabe que eu vou sempre dizer que o wordpress é melhor! Mas essa é apenas a minha opinião, e há controvérsias. Basta você perguntar a qualquer amante do Blogger qual a melhor plataforma e com certeza escutará uma resposta diferente da minha! 🙄
Isso sempre vai acontecer, o que torna sua tarefa de escolher a plataforma do seu blog mais difícil né?

Pensando nisso eu resolvi escrever detalhes das funções de cada um. Sem favoritismo algum! Vamos lá?

Primeiro é importante decidir, que tipo de blog é o seu e qual seu objetivo para ele a curto e longo prazo.  É possível ter blogs de altíssimo nível e qualidade em qualquer uma dessas plataformas, mas é preciso entender as limitações e vantagens e escolher a que melhor serve ao seu perfil de blogueiro.

Blogger

Vantagens:

Você irá contar com um “domínio” e hospedagem gratuita. Isso já conta bastante!

Além desses benefícios, também existem inúmeros modelos de templates que você pode utilizar ao seu gosto. Também não é necessário realizar backups periódicos do seu blog e também já vem integrado ao Google Adsense.

Possui inúmeras possibilidades de estatísticas:

  • Visualizações de páginas diárias
  • Visualizações mensais
  • Visitas únicas
  • Navegador mais utilizado para abrir o blog
  • Postagem mais visualizada
  • Dentre outros.

Desvantagens:

Como todo e qualquer serviço, o blogger também apresenta algumas desvantagens…

Quando você utiliza o Blogger, só terá a opção de hospedar imagens e vídeos, já que o Youtube tem sido o foco de todos os blogueiros. Caso precise hospedar um arquivo em PDF, já não será possível, dependendo de um serviço de terceiros.

Uma caracterísitca negativa do blogger também é não possibilitar organizar os arquivos e postagens por categorias, o que prejudica e muito ao tentar localizar com maior facilidade uma postagem.

Também não é possível você utilizar muitos plugins, o que faz com que o seu site ou blog não tenha tanta variação dos demais que utilizam a plataforma no mercado.

Você também não poderá criar muitas páginas estáticas, sendo limitado a no máximo 20 páginas. Também não é possível você editar comentários postados, ou seja, você não consegue realizar o gerenciamento dos comentários do seu blog.

E também o blogger é a plataforma que hospeda praticamente todos os blogs e sites de spam, o que faz com que a sua reputação não seja uma das melhores.

WordPress

Vantagens:

O WordPress tem sido a plataforma mais utilizada no mercado para blogueiros profissionais, pois te permite realizar praticamente tudo o que você precisa através dele. Com o wordpress é possível fazer todo e qualquer tipo de site como por exemplo sites E-commerce!

Existem 2 possibilidades de uso do WordPress, o wordpress.com e o wordpress.org. 😉 

O wordpress.com é a plataforma bem parecida com a do blogger,  sem necessidade de compra de domínio ou hospedagem, porém para quem quer ter um negócio profissional irá utilizar o wordpress.org.

Tanto o wordpress.com quanto o wordpress.org são gratuitos. A diferença é que o wordpress.org é mais completo e para utilizá-lo é preciso hospedagem. E é o serviço de hospedagem que se paga, apenas!

No WordPress (.org) você consegue realizar toda e qualquer modificação necessária para o seu blog. Seja desde a criação de uma template personalizada para você, a até mesmo conseguir editar códigos na plataforma.

Existe um vasto acervo de plugins, o que faz com que você consiga ter um blog com características únicas e profissionais.

Além de tudo, o WordPress possui uma forte intimidade com otimização para motores de busca, ou seja, SEO, o que favorece com que o seu site ou blog venha a estar sempre nas primeiras posições do Google, melhorando o seu tráfego qualificado para o seu site. 😀 

Desvantagens:

As únicas desvantagens que consigo ver perante o wordpress é que:

  • Você precisará de um domínio próprio (o que é muito bom, pois passa profissionalismo)
  • Você terá que contratar um serviço de hospedagem (lembre-se nem tudo que é grátis é necessariamente bom)
  • Você precisará conhecer programação (sim, caso precise realizar alguma alteração no código do seu site, você terá que conhecer ou de HTML ou PHP, porém nada impede que você contrate um profissional para realizar essa atividade)

Em resumo, é o seguinte:

se você for criar um blog para um hobby ou que não tenha como finalidade ele ser um empreendimento, você poderá utilizar  o blogger.

Porém se você irá encarar o seu site ou blog como algo realmente profissional que irá ser rentabilizado, é imprescindível que você utilize o WordPress para que possa obter o máximo de performance do seu negócio digital.

É isso pessoal, espero que de alguma forma eu tenha ajudado vocês.

Não se esquece de inscrever seu e-mail aqui no blog, ao lado na barra lateral, para sempre receber os posts em primeira mão.

Um beijo grande e até logo.

 

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Reply mari mesquita

    Eu uso blogger. mas tive wp, e nao me acostumo.
    Mas, é como vc disse. Os dois tem prós e contras…
    Super beijo.

    agosto 31, 2015 at 5:20 pm
  • Reply Paloma Lanzoni

    Manu, eu amei o post… Ainda bem que escolhi o WordPress… Ele é um pouco diferente dos outros, mas com o tempo a gente acostuma… Faz tutoriais pra gente… 😉
    Beijinhos – Au Revoir!

    setembro 1, 2015 at 10:30 am
  • Leave a Reply

    Já leu esses artigos?