Template para Blogger, como criar um? – Noções básicas- #Aula 01

estrutura-template

Oi gente?!

Se tem uma coisa que muita gente me pergunta é: como se faz um template.
E falando não há condições de explicar. Imagina só?! Se em textos explicativos, vídeos tutoriais e códigos fica difícil para uma pessoa nova no assunto entender, imagina falando? Pior, imagina uma pessoa como eu tentando explicar verbalmente? kkkkk 😛 sinceramente eu não vejo como.

Mas graças a Deus existe a escrita e as imagens não é mesmo? Dessa forma sim, consigo ensinar muita coisa para vocês.  😉

Então vamos ao que interessa…

Como o título fala, esse post é a primeira aula de Noções Básicas. Note que o post é voltado para te ensinar a fazer seu próprio template Blogger! O que eu quero dizer com isso? Bom, nessa série de aulas que estarei postando semanalmente você irá aprender a editar o código do blogger ao seu jeito. Noções que irão te possibilitar fazer qualquer layoult, de qualquer cor, estilo, largura etc…

Porém aqui você não terá uma aula de HTML E CSS. Por isso te aconselho a saber isso, pelo menos uma noção básica. Se você já tem, ótimo. Se não, ok. Não se desespere existem muitos sites que ensinam, basta querer aprender. E falo que isso é perfeitamente possível pois eu aprendi tudo que sei na internet. Na época que aprendi o que era CSS e HTML foi há 10 anos  em sites que não existem mais, como o da Eve Vaca (Evelyn Regly – o falecido blog evelyns-place.com 😥 ) e a Cristiny Online. Mas hoje existem vários outros e muito mais atuais né?

No post de hoje vou apenas explicar as principais partes do template  (o layout, o esqueleto) e quais são suas funções. Será um post simples, mas de grande importância para darmos início ao  tutorial de como fazer templates.
O template do Blogger é basicamente composto pelo #header, #outter-wrapper, #main-wrapper, #sidebar-wrapper e #footer. Essas são as principais partes do esqueleto do template. Veja o gráfico abaixo para melhor entender.

estrutura-template

#header: é a área do cabeçalho (título, descrição e banner do blog);
#outter-wrapper:  (parte branca do gráfico): é a área que abriga todo o template, todo o conteúdo (posts, widgets, cabeçalho, comentários, rodapé, tudo);
#main-wrapper: é a área onde estão localizados os posts (data, título, postagem), comentários e links de navegação (assinar postagem (atom), postagens recentes, postagens antigas e início).
#sidebar-wrapper: é a barra lateral onde encontramos o perfil do autor e os principais widgets do blog (arquivo, marcadores, caixa de seguidores, etc).
#footer: é o rodapé do blog, onde estão localizados os créditos e até mesmo, widgets.

E onde tem escrito “Body” é onde você vai colocar um background, vugo “fundo” no seu template.

Cada parte abriga uma determinada área, tem uma determinada função dentro do esqueleto. Para facilitar a vida de vocês meus leitores queridos eu estou disponibilizando o tema Mínima que é um antigo template do blogger que não esta mais disponibilizado lá.

Porque usaremos esse tema? Porque ele é a base que quase todo mundo usa para fazer seus templates personalizados. É simples, seca, não tem nada apenas a estrutura montada para você usar sua criatividade. É um tema Base. Se quiser ver como ele é basta clicar aqui no meu blogger de testes -> Teste do Minima

Eu comentei ele pra vocês. No código tem textos indicando onde é cada coisa e o que faz, assim fica mais fácil vocês encontrarem as partes do template apresentadas aqui no post. Sugiro que você procure por cada uma dessas partes e dê uma cor diferente para cada uma das áreas assim como fiz no gráfico.

Para baixar o tema base, basta clicar abaixo

 

É isso. Agora que conhecemos a base do template podemos prosseguir com as aulas. Fique de olho no blog.

próxima semana teremos a #Aula2.

Espero que tenham gostado do post.

Beijos e até o próximo post!

 

novembro 19, 2015
Previous Post Next Post

3 Comments

  • Reply Carol Conceição

    Que legal,
    Super prático.
    Pena que o meu é WP 🙁
    Mais vou indicar pra minhas amigas que tem Blogger.
    Beijos

    novembro 24, 2015 at 8:20 am
  • Reply Fernanda Caterina

    Nossa Manu estou apaixonada no layout do seu blog vc é fera no que faz parabéns amei as aulas vou acompanhar sempre queremos mudar uma coisa ou outra amei o tutorial ,continue assim vc tem muito talento um super beijo minha querida..

    http://www.fernandacaterina.com.br

    novembro 24, 2015 at 9:25 am
  • Reply Adriane Quaresma

    Adorei o post, assim vou consegui aprender um pouquinho de html rss

    Bjss

    Linda Menina

    novembro 24, 2015 at 9:37 am
  • Leave a Reply

    Já leu esses artigos?