Operação Blogueira: A escolha do Layout para o blog!

Layout-webmaster

Operação Blogueira: A escolha do Layout para o blog!

Ei psiu! Você chegou aqui, provavelmente por que tem um blog, ou esta interessada em um. Acertei?

Bom, antes de tudo te aconselho a focar no conteúdo, pois só “beleza, não põe mesa”! Ciente disso, vamos para o próximo passo: O Layout.

O layout é seu cartão de visita, sua identidade, como as pessoas te vêem na internet. Agora me diz, se você se preocupa com sua aparência física e em como as pessoas te vêem no mundo offline, por que vai querer ser visto de qualquer jeito na internet?

Sua Imagem na Internet

É compreensível que muitos hesitem, logo de início, a pagar um profissional para fazer seu layout. Mas pare e pense qual o seu objetivo com o blog, aonde quer chegar?

Ele é apenas um passa-tempo sem pretensões  ou  você quer ter leitores fiéis que gostam do seu blog e sempre voltam?

Bom, se seu objetivo for o primeiro citado e você não se importa muito se vão ler ou não o seu blog, ok! Nesse caso, realmente não é tão necessário assim ter um bom layoult, siga com o que você tem e seja feliz!

Porém se você quiser compartilhar suas postagens com milhares de pessoas e ganhar leitores fiéis, sua segunda preocupação (a primeira é o conteúdo) deverá ser  a aparência do seu blog.

Todo negócio requer um investimento. E blogs não são diferentes, apesar de ser um investimento mínimo em comparação a outros mercados.

Claro que o objetivo primário ao se criar um blog não deve ser ganhar dinheiro e torná-lo comercial, tudo isso é consequência de um bom conteúdo que vem naturalmente com o tempo. Mas já parou para pensar nas grandes marcas que anunciam nos blogs? Será que elas, iriam achar que você realmente leva seu blog a sério e é profissional se você não cuida da aparência dele?

Imagine que você é dona de uma renomada marca e esta a procura de uma loja para investir seus produtos. Qual loja você escolheria: aquela suja, desorganizada, e com o prédio cheio de rachaduras ou uma que fosse organizada, em um bom prédio com acabamentos perfeitos e limpa? Embora ambas tivessem muitos clientes que a visitasse diariamente, a qual gostaria que seu nome, sua marca tivesse ligação, por qual das duas gostaria de ser lembrado?

A resposta é óbvia, não é?

Funciona exatamente assim com as possíveis empresas anunciantes, cabe a você decidir que tipo de “loja” seu blog será.

Agora que você já tem uma idéia base de um dos por quês deve se preocupar com a aparência do seu blog, vamos para…

A Escolha do Web Designer

layout-manuelle-viana

Existem infinitos sites de empresas e pessoas que trabalham nessa área. Existem profissionais simplesmente ‘top das galáxias’.

Claro que, cada um vai procurar o profissional que cabe dentro da realidade do seu bolso. Porém, olhem além do preço.

Não deixe que esse seja seu único critério de escolha e avaliação.

Lembre-se: O barato as vezes pode sair caro!

Algumas vezes o projeto realmente não sai dentro do orçamento que se pode pagar. Mas em outras, muitos tendem a ser mesquinhos desmerecer o trabalho do profissional web. Acham que porque a filha da vizinha de apenas 9 anos fez seu próprio layout e ficou bonitinho, você esta cobrando um preço absurdo numa coisa que qualquer moleque consegue fazer!

Sabe o que me dá vontade de responder?  Acertou. Me da vontade de perguntar: então porque você mesmo não faz?

Acontece que saber fazer realmente um layout vai muito além de saber editar uma base pronta e adicionar alguns itens a mais e mudar as imagens do topo e rodapé.

Fazer um layout envolve saber criar um tema do zero, entender a estrutura dos códigos, saber identificar erros, como funciona, etc.

Um layout de qualidade precisa usar imagem de qualidade, em alta resolução! Um profissional precisa criar essa imagem, pensando na web e em quanto tempo ela vai carregar para que a página não fique lenta.

Além disso cabe a todo profissional que se preze explicar a seu cliente o que é moderno e o que já se tornou absoleto. Qual a melhor plataforma para a necessidade dele: blogger ou WordPress? E não fazer cópias de layout alheios, pois inspiração é uma coisa e ser copycat é outra!

E por último, algo muito importante…Certifique-se que o profissional web não sumirá do mapa depois. O pós-venda é muito importante, mas infelizmente muitos “profissionais” além de entregar um trabalho porco  cheio de defeitos, somem sem dar qualquer satisfação!

Layout tem garantia, de 3 meses, sabia? E é obrigação do profissional lhe prestar essa assistência!

Eu sempre prezo pela satisfação de meus clientes, e você deveria procurar um profissional que também se importasse com isso!

Se você gostou do post e quer ser avisado sempre que tiver novidades por aqui, não deixe de colocar seu e-mail na caixa logo abaixo para ser avisado!

Até breve!

 

 

abril 27, 2016
Previous Post Next Post

9 Comments

  • Reply Paula Nascimento

    Amei esse post, especialmente pra mim que sou um blogueira iniciante! Vi que vou aprender muito com vc!

    Amei demais!

    Bjs!

    bypaulanascimento.blogspot.com.br

    abril 27, 2016 at 4:26 pm
  • Reply Natany

    Acho o layout muito importante, é a primeira impressão que vão ter do seu blog, claro que se o layout não for bom e o conteúdo legal, a pessoa vai continuar acessando o blog. Mas um layout bonito ajuda muito!

    Infelizmente a pessoa que fez o meu não finalizou o trabalho e sumiu. E não foi barato :/

    Dou muito valor ao trabalho dos designers, e mais ainda quando são profissionais comprometidos ^^ e acho seu trabalho lindo, parabéns!

    Beijo!

    abril 27, 2016 at 4:27 pm
  • Reply Renata Martins

    Manu vc sempre arrasa mas dicas profissionais! Eu estou em processo de troca de layout e levei muita coisa em conta, espero ter acertado!

    abril 27, 2016 at 9:43 pm
  • Reply Luciane

    Dicas mega importantes! Ter um profissional na hora do layout é essencial , principalmente porque é a sua primeira imagem o seu cartão de visita!!Amei o post Manuuuuu linda!

    bjss

    http://www.spaziodolcebellezza.com.br

    abril 27, 2016 at 11:20 pm
  • Reply Nayane Martins

    Amei o post, pra mim o layout é muito importante. O meu blog não é lá essas coisas, mais tudo o que ele é hoje foi eu mesma que fiz. E acho lindo <3 Parabéns pelo o seu trabalho, o seu blog é lindo!
    http://www.nayanemartins.com/

    abril 28, 2016 at 12:09 pm
  • Reply Mandy

    Manu arrasa nos leyouts e realmente é muitoo importante, e é gostoso entrar num blog arrumadinho .

    http://www.ferramentasfemininas.com

    abril 29, 2016 at 9:02 pm
  • Reply agatha paulino

    Amei esse post Manuuu. Achei mega instrutivo. Tá bom de vc fazer mais post do gênero!!!
    Amei

    maio 1, 2016 at 7:55 am
  • Reply Fernanda Caterina

    Manu vc é fera do que faz acho que o layout é o seu cartão de visita e ele diz muito sobre a pessoa por isso é tão importante prezar pela qualidade, gostei das dicas e amo post desse gênero..parabéns..
    Fernanda Caterina

    maio 2, 2016 at 1:40 am
  • Reply 7 dicas de como montar um blog de sucesso para IES

    […] Pois bem, o layout de seu blog é como um cartão de visitas para seu público. […]

    maio 24, 2016 at 3:20 pm
  • Leave a Reply

    Já leu esses artigos?