Dicas para escolher uma boa hospedagem

por que é importante ter uma hospedagem e domínio próprios? Como escolher?

qual hospedagem escolher?

Dicas para escolher uma boa hospedagem

Oi pessoal?

Provavelmente você já ouviu falar que é primordial ter o seu site em uma boa hospedagem.

Mas afinal, o que determina se a hospedagem é boa ou não?

Primeiramente a hospedagem precisa oferecer um serviço de qualidade e um suporte sempre disponível. Pois sem eles você corre o risco de ter o seu site indisponível na hora em que mais precisa, e aí quem vai te socorrer?

Coisas que você precisa analisar…

check-hospedagem

Sobre a empresa de hospedagem

  • Reputação no mercado – qual é a opinião dos clientes e o tamanho da empresa?

  • Suporte – quais os canais e horário de atendimento? Há suporte em português?

  • Gerenciamento – o painel de controle é em português?

  • Garantias – a empresa oferece reembolso, caso o cliente fique insatisfeito?

  • Uptime – a empresa oferece uma garantia de disponibilidade do servidor acima de 99,5%?

Sobre o plano de hospedagem

  • Espaço em disco – qual o espaço em disco oferecido no plano?

  • Transferência de dados – qual o limite de tráfego do plano?

  • Plataforma – é oferecida hospedagem Linux ou Windows?

  • E-mail – quantas contas de e-mail e qual o espaço para armazenamento em cada conta?

  • Extras – há construtor de sites? E recursos, como SSL privado e IP dedicado?

 

Você também precisa escolher o tipo de plano ideal para seu negócio/objetivo, para evitar dores de cabeças posteriores e migrações de planos desnecessárias. Pense:

Seu site recebe muitas visitas? hospedagem-pense

Avaliar o tráfego é importante por conta da transferência oferecida pelos planos de hospedagem. Além disso, cada vez que uma página é carregada, ela utiliza um pouco dos recursos do servidor de hospedagem.

Acesso pequeno a moderado

Se você possui um blog ou um site com nível de acessos moderado, poderá hospedar seu site em uma hospedagem de sites compartilhada.

Muitos acessos ou picos de tráfego

Um site com muitos acessos pode consumir rapidamente os recursos disponíveis até o limite estabelecido pelo plano de hospedagem, o que pode levar o site a ficar fora do ar. Esse cenário é bastante comum em sites que possuem uma grande audiência e divulgam seu conteúdo nas redes sociais. Ao publicar um novo link na rede social, o site receberá uma enxurrada de novas visitaspode ficar indisponível, se estiver hospedado em um plano que não aguente o tranco. Em casos como esse, a recomendação é contratar uma hospedagem Cloud ou um servidor dedicado.

Por exemplo, existem diversas hospedagens com preço bem acessível e até grátis muito boas. Porém o limite disponível para tráfego é bem limitado e pode não se encaixar à sua necessidade. Alguns suportam apenas de 10-20 acessos simultâneos, e se seu site tiver mais pessoas online do que o limite ele fica indisponível. É o que acontece com alguns sites quando abrem inscrições de vagas, ou lojas que fazem liquidação. O site bomba de acessos, fica sobrecarregado e cai. E aí ninguém mais acessa.

Loja Virtual

Se você possui um site de e-commerce (loja virtual), sua hospedagem precisa oferecer o protocolo de segurança SSL e o IP Dedicado, que garantem a segurança dos dados dos clientes através da criptografia em cada informação enviada e recebida.

Basicamente, são esses os pontos principais que você deve saber e levar em consideração na hora de escolher sua hospedagem. O preço não deve ser um fator determinante. Hospedagens gratuitas geralmente são mais limitadas, e seus servidores são fora do Brasil o que contribui para um preço acessível ou até mesmo grátis, mas que pode dificultar um pouco na hora do suporte. Existem muitas boas, mas dependendo de seus objetivos talvez não seja viável a forma gratuita.

Há empresas de hospedagem com preços bem competitivos, que oferecem um serviço de ótima qualidade.

Ao analisar o preço de uma hospedagem, leve em consideração o que está sendo oferecido e quais são as suas garantias. Se é uma boa hospedagem e o preço está dentro do esperado, então aí está uma boa opção.

Após ler esse artigo, imagino que você já tenha uma ideia do que quer, tornando mais fácil sua escolha pela hospedagem. Mas se ainda tiver dúvida,  faz esse teste -> Qual a hospedagem ideal para o seu site?  Você irá descobrir qual a hospedagem certa para você respondendo a apenas 3 perguntas.

Espero que tenham gostado do post de hoje e até logo!

 

Sobre Manuelle 93 Artigos
Manuelle Viana. 27 anos casada. Apaixonada por blogs desde 2005.Web Designer e formada em redes. Escrevo sobre tudo que envolve o nosso universo feminino, além de dicas para blogueiros e algumas nerdices. Cristã, amo a Deus , gatinhos fofos, Júnior, dormir, maquiagens, blogs e tecnologia!

2 Comentário

Deixe uma resposta