Cabelo: do que o é feito? Para quê serve e como cuidar?

Cabelo: do que o é feito? Para quê serve e como cuidar?

Cabelo uhuhu… Oi meninas,

vamos aprender um pouco mais sobre eles?

Do que o cabelo é feito?

aminoacidos

O cabelo é formado por um composto de substâncias químicas. E a combinação dessas substâncias formam o aminoácido 

Quando temos um conjunto de aminoácidos forma-se os peptídeos. E quando temos vários peptídeos, forma-se a proteína.

Talvez você esteja se perguntando: Tá, mas porque eu preciso saber disso?

Amiga, entender essa informação é tão preciosa!!! Saber sobre esse assunto irá te ensinar a identificar a condição do seu cabelo e fazer as escolhas certas na hora de comprar seus cosméticos capilares. Te ensinará a ficar mais atenta aos rótulos e parar de gastar dinheiro à toa com produtos que não irão solucionar seus problemas.

O cabelo é formado por uma parte chamado ácido. Portanto não precisa entrar em pânico caso algum tratamento capilar contenha ácidos em sua formulação.

 

Para quê serve o cabelo?

pra que serve o cabelo

A pergunta parece meio besta e a resposta um pouco óbvia. Talvez você esteja imaginando que o nosso cabelo serve primeiramente para emoldurar nosso rosto, trazer beleza e harmonia. E embora isso faça todo sentido, pois de fato o cabelo nos embeleza, essa não é a principal razão para que todo ser humano tenha cabelo.

Na real nosso cabelo serve para proteger uma parte bem peculiar e sensível do maior órgão do corpo humano: a pele! Essa parte bem peculiar da nossa pele chama-se couro cabeludo.

O cabelo protege nosso couro cabeludo da radiação solar. Então caso o seu cabelo esteja áspero, poroso, fragilizado e sem brilho a capacidade da radiação solar tocar seu couro cabeludo é bem maior.

Outro fator é que o cabelo protege o couro cabeludo por uma questão térmica. Todos os órgãos do nosso corpo funcionam numa temperatura entre 36,5° – 37° graus, e nossos pelos do corpo bem como o cabelo ajudam a manter essa temperatura interna.

Então meninas, cuidar do cabelo é uma questão não apenas de vaidade e sim de saúde. Resgatar a cadeia perdida de aminoácidos dos fios é também um cuidado com seus órgãos internos como rins, pulmão, coração…interessante, não acham?

– Manu, mas e se a pessoa não tem cabelo?

Então o cuidado é redobrado. Pois independente disso é importante cuidar da pele do couro cabeludo.

Visitar seu profissional de beleza ou cuidar dos cabelos (corretamente) em casa pelo menos 1 vez por mês, faz parte dos cuidados de saúde.

Como Cuidar dos Cabelos?

cabelo cuidados

Agora chegamos na parte mais esperada desse post, como cuidar dos nossos cabelinhos?

O segredo esta na raiz, que é a parte viva do nosso cabelo. Se você manter sua raiz saudável, provavelmente verá os resultados em todo o resto do cabelo.

Só tem um jeito de cuidar do cabelo que ficou ralinho e fragilizado. É cuidar da parte viva dele.

Como cuidar da parte interna dos cabelos?

Se alimente bem. Alimentos como carnes, verduras, frutas e legumes.  E caso ache necessário, além da alimentação, poderá fazer uso de suplementos vitamínicos para o cabelo como: Imecaphair, Pantogar, etc.

faça uma auto-massagem no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea

Por fim, escolha bem os cosméticos externos.

Por exemplo, cabelos descoloridos e alisados precisam de muita hidratação e reconstrução. Procure produtos que realmente tratam o cabelo e que tenha em sua composição: glicina (que repõe a água/hidratação dos fios), Cisteína (dá resistência ao fio. O alisamento quebra esse aminoácido então é preciso repor) e Serina.

 

Espero que tenham gostado. Esse conhecimento compartilhado aqui com vocês faz parte de um curso que fiz para entender melhor nossos cabelos. E estou dividindo com vocês essas informações. Então volte sempre, que ainda tem muita coisa que quero explicar para vocês.

 

 

Sobre Manuelle 93 Artigos
Manuelle Viana. 27 anos casada. Apaixonada por blogs desde 2005.Web Designer e formada em redes. Escrevo sobre tudo que envolve o nosso universo feminino, além de dicas para blogueiros e algumas nerdices. Cristã, amo a Deus , gatinhos fofos, Júnior, dormir, maquiagens, blogs e tecnologia!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*