Como Vincular o Google Analytics ao blog WP?

Tutorial analytics no wordpress

Olá pessoal, a pedidos resolvi escrever esse tutorial para vocês. Eu acho bem facinho, mas muitas pessoas ainda têm dificuldade, principalmente aquelas que estão acostumadas ao BLOGGER que por ser do google já vem com tudo prontinho. O WordPress não é do Google, é seu. Você é livre para mandar e desmandar nele, e existem várias ferramentas de análise de tráfego que você pode incorporar a ele. Vamos analisar aqui a ferramenta: Google Analytics
Tutorial analytics no wordpress

Primeiro de tudo crie sua conta no Google Analytics.

analytics

É importante destacar que se você já tem uma conta no google, seja lá de qual serviço for: blogger, feedsburner, youtube. Você não precisará fazer uma nova conta. Basta acessar normalmente com seu login e senha atuais!

Feito isso, clique em “Inscreva-se”
inscreva

Ao clicar em “Inscreva-se”, você será direcionado a uma página onde irá preencher o nome que deseja para conta, o nome do site/blog e o url.

223

Após isso, deixe as opções abaixo do jeito que estão. Todas assinaladas e clique em Obter ID de acompanhamento

Obter id de acompanhamento

Obter id de acompanhamento

Agora, vamos ao nosso painel wordpress na aba Plugins> Adcionar Novo. Na caixa de busca digite “Analytics” e instale o plugin: Google Analyticator
analytics

após instalado, em plugins, procure-o e clique em “Settings
settings

irá abrir uma aba solicitando que você digite seu código do analytics para fazer a vinculação. Procure acima da caixa onde digita o código um link em azul chamado “Click Here” ou algo semelhante, daí ele irá logar na sua conta do google e lhe dá um código. Copie-o e cole na caixinha e salve. Em seguida abrirá outra página onde você irá habilitar e escolher o nome da sua conta correspondente ao blog.

Habilitando plugin com analytics

Feito isso, já está tudo ok. Agorá é só esperar as visitas para que você possa acompanhar:

No seu próprio painel WP…

analytics no painel wp

…E também no próprio Google Analytics. Lá você pode ver os países e cidades de onde as pessoas lhe visitam, as palavras-chaves que a levam até seu blog, quantas estão online naquele exato momento e muito mais.

tempo real analytics

Espero que gostem desse tutorial e que tenha ajudado vocês. Eu vou ficando por aqui, mas se vocês tiverem alguma dúvida, algo que não ficou claro nesse post etc. Podem deixar abaixo nos comentários que eu respondo ok?

Se você gostou, compartilhem nas redes sociais clicando nos botões abaixo. É uma forma de ajudar a quem está com as mesmas dúvidas que vocês e também me ajuda a divulgar o post.

Um big beijo para vocês e até o próximo post.

junho 9, 2015
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Já leu esses artigos?